MEIO AMBIENTE
21 de setembro de 2016

DIA DA ÁRVORE

ÁRVORE
Nos aproximamos de uma data muito importante para o planeta, de modo especial para a vida, que é o dia da árvore. Hoje vamos falar um pouco sobre a árvore para que possamos todos entender um pouco mais sobre esta planta que tem uma fundamental importância para a vida.
Sabe-se que as árvores são organismos essências para a vida do ser humano, responsáveis pelo equilíbrio da Terra e por realizarem a fotossíntese. Logo assim as características delas são enormes, apresentam variações em adaptar-se ao meio em que se encontram, podemos acha-las em várias formas, grandes, pequenas, finas, grossas, com galhos expandidos e outras reduzidos.
Compreende-se então que uma árvore consiste em raiz, caule, folha e fruto, com as mais diversas cores e nos mais diferentes meios.
Porém cada árvore é única na sua textura, cheiro, cor, folhas, frutos e flores, não tem frente ou costas, mas sim crescem continuamente para todos os lados, que remetem a ideia de abraçar quem estiver a sua volta. Capaz de nos fornecer alimento, ar e sombra e diversos materiais, com as quais podemos desenvolver infinitos produtos aplicando nosso conhecimento.
Vale lembrar então, que são de suma importância ao ar que respiramos, vem daí a grande necessidade de mantermos em equilíbrio a natureza, reservando matas nativas e mantendo os protegidos mananciais.
Devido a este conjunto de importâncias, às árvores são objetos de grande importância à sociedade. As florestas fornecem condições para a preservação e diversidade da vida, conservação do solo, manutenção de rios, contenção de erosão, regularização do clima e lazer.
No entanto, está idéia do homem utilizar as árvores para ajudar em sua sobrevivência não vem de agora, mais sim desde a época remotas. O homem utilizava como abrigo e proteção, alimentos através dos frutos e para fazer fogo para manter-se aquecido.
Com o passar dos tempos o homem foi modificando, usando maiores ferramentas, mas elas estiveram sempre ao seu redor. Já na época do descobrimento do Brasil, o país tinha um grande potêncial em diversidade de fauna e flora, uma árvore fez os portugueses ter interesse foi o Pau-Brasil que foi utilizado para indústria têxtil daquela época e para moveis da alta sociedade.
O que deve ser ressaltado sobre as árvores é a realização da fotossíntese, responsável pela produção do oxigênio que nos mantem vivos. Este processo ocorre devido a planta produzir seu próprio alimento, que é constituído essencialmente por glicose. Conforme a planta produz a glicose na reação, o oxigênio é eliminado, que por sua vez é lançado ao meio.
Com tudo, graças a Floresta Amazônica em nossos país, temos um leque variedades de árvores que são apenas encontradas aqui. Porém vale lembrar que não é por sermos privilegiados com isto que não devemos cuidar, pelo contrário em muitos textos encontramos que a Floresta Amazônica é o pulmão do mundo, devido a sua enorme quantidade, que no passado foi maior porem devido a indústria madeireira hoje se encontra danificada.
No dia 21 de setembro dedicamos esta data “dia da arvore”, por ser uma época próxima a primavera no hemisfério sul, porém tem o objetivo principal é conscientizar a população brasileira a preservar este bem valioso que a natureza nos presenteou. Não obstante, a ideia de existir apenas um dia do ano intitulado como este, nos outros serem esquecido.
O dia da árvore é comemorado em 21 de setembro e a secretaria de meio ambiente realiza inúmeras ações, desde o plantio de mudas, bem como distribuição de mudas nativas balem de orientações para o plantio de forma adequada.
 
Praça São Francisco de Assis, 1583
CNPJ: 76.460.526/0001-16
Emancipação: 24/06/1963
Instalação: 11/11/1963
 
Contato:
(46) 3555-8100
Horário de Atendimento:
2017/2024 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Grupo Mar Virtual