MEIO AMBIENTE
23 de setembro de 2016

PROTEÇÃO DE FONTE PELO MÉTODO SOLO-CIMENTO NA LINHA BICO DA ANTA

Na data de 22 de setembro, realizou-se na comunidade Bico da Anta, a Secretaria de Meio Ambiente em parceria com alunos do curso técnico em meio ambiente do Colégio Joao Zacco Paraná realizou uma proteção de fonte pelo método solo-cimento. Este tipo de atividade traz inúmeros benefícios ao produtor e ao próprio meio ambiente, visto que a o local será manejado de forma a ser preservado e o produtor passará a contar com o fornecimento de uma água de qualidade e de forma contínua.
Esta proteção consiste no seguinte processo: limpeza dos arredores da fonte, sendo feita a retirada de folhas, raízes e terra do local, liberando assim sua vertente. Em seguida, é feito o preparo da mistura de solo-cimento e a construção das paredes laterais do local que servirá de reservatório para a água. Junto as paredes laterais são alocados os canos destinados a limpeza e desinfecção, e também os canos destinados a coleta da água e de extravasamento (ladrão) para que seja evitado o rompimento da estrutura. Por fim, é feito o preenchimento com pedras do interior da estrutura, sendo vedado a sua parte superior, também com a mistura de solo-cimento.
Todavia, lembramos que os cuidados com a fonte devem permanecer, devendo ser feita a desinfecção do interior da fonte pelo menos uma vez por ano. Além disso, orienta-se a recomposição da mata ciliar do local quando não existente ou inadequada, de modo a evitar a entrada de animais e possíveis danos à estrutura construída no local.
 
Praça São Francisco de Assis, 1583
CNPJ: 76.460.526/0001-16
Emancipação: 24/06/1963
Instalação: 11/11/1963
 
Contato:
(46) 3555-8100
Horário de Atendimento:
2017/2024 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Grupo Mar Virtual