Agência do Trabalhador
30 de maio de 2017
Airton Christmann

Agencia do trabalhador participa da reunião do conselho estadual do trabalho em Cascavel

No último dia 25 de maio de 2017 na cidade de Cascavel PR, na sede da Associação Comercial e Industrial de Cascavel, realizou-se mais uma importante reunião do conselho estadual do trabalho. A programação foi intensa e contou com a participação dos membros do conselho estadual de alguns gerentes da regional de Cascavel sendo que o  Sudoeste foi representado pelo novo gerente da agencia de Planalto, Senhor Airton Christmann.

Suelen Glinski, economista do Observatório do Trabalho, da Secretaria de Trabalho, Justiça e Direitos Humanos (Seju) abriu o evento apresentando uma análise do mercado de trabalho no estado e na região. “Já temos um saldo de quase 23 mil empregos este ano no estado. E as atividades que mais contrataram foram a fabricação de açúcar, abate de aves, suínos e outros pequenos animais e confecção de peças do vestuário. Atividades que são bem presentes e revelam a força do interior nessa retomada de crescimento”, observou Suelen.

Em 2016 o Paraná ficou em primeiro lugar no ranking que avalia o Programa de Intermediação de Mão de Obra, segundo o Ministério do Trabalho. Naquele ano, 400.396 pessoas conseguiram um emprego pelas Agências do trabalhador no Brasil. Destes, 78.287 foram em Agências do Paraná – o que equivale a 20% do total do país.

Durante a reunião do Conselho Estadual do Trabalho, Angela Carstens, Coordenadora da Intermediação da Mão de Obra da Seju, motivou os representantes das Agências do Trabalhador presentes. “Precisamos melhorar esses dados para que o estado continue se destacando na colocação do trabalhador no mercado de trabalho”, comentou a Coordenadora.

Representantes de Agências do Trabalhador de Cascavel, Anahy, Guaraniaçu e Nova Santa Rosa também puderam expor os trabalhos realizados e falar sobre os desafios para as Agências. Airton na ocasião fazendo uso da palavra, destacou a grande necessidade de programas de estado de incentivo as empresas, para que as mesmas se sintam motivadas e abram suas vagas junto as agencias, destacou ainda que no município de Planalto, através de sua administração vem trabalhando na elaboração de iniciativos junto as empresas e a associação comercial para elevar o índice de contratação via agencia.

O município de Planalto está apresentando índices de empregabilidade, tornando já a agencia atuante no processo de abertura de vagas de trabalho, contato e parcerias com empresas e encaminhamento de trabalhadores para as vagas de trabalho. A agencia de Planalto já contava com indicativos de cancelamento do código.

Fonte: Airton Christmann