Encontro da Juventude
16 de outubro de 2017

Encontro debateu o empreendedorismo juvenil e contou com a presença do deputado federal, Zeca Dirceu

Diversidade, interação, debate e cultura foi o que se viu na manhã do último sábado, durante o Encontro Regional da juventude realizado na cidade de Planalto. O encontro aconteceu no Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Guardião do Pago e reuniu cerca de 200 jovens vindos de toda a região Sudoeste.O encontro contou com apresentações culturais, voz e violão, além de roda de capoeira e microfone aberto. O encontro teve como tema principal o Empreendedorismo juvenil, mas também abordou, por meio de oficinas, as questões da diversidade e pluralidade, além do racismo, machismo, políticas públicas de juventude e outros.

Esta não foi a primeira vez que a estudante Joyce Heberle participou de um Encontro de Juventude. Conforme ela, os encontros reúnem uma pluralidade de ações que contribuem para o desenvolvimento de uma sociedade mais crítica. “Nos encontros da juventude a gente passa a ter uma visão de mundo diferenciada e consegue desenvolver alguns questionamentos”, disse.

Daniel Junior Pereira é transexual e também já participou de outros encontros. Para ele, a inclusão é o que mais chama a atenção, quando o assunto é Encontro da juventude. “Nós somos todos iguais e é dessa maneira que somos tratados nos encontros, construindo um espaço de debate e diálogo sobre inúmeros assuntos que vão desde o empreendedorismo que o debate deste encontro até as questões mais sociais”, disse.

Os vereadores e vereadoras mirins da Câmara Jovem de Planalto, também estiveram presentes no Encontro e falaram sobre a importância da inserção dos jovens na política. Para o prefeito Inácio Werle que junto a sua equipe trabalharam pela organização do evento, o encontro da juventude é um momento de “aproximar os jovens do seu papel civil dentro da sociedade”. Conforme ele é preciso trabalhar cada vez mais para que a juventude esteja inserida de forma positiva em todos os setores, inclusive, na política.

Quem também participou do encontro foi o deputado federal, Zeca Dirceu. O parlamentar tem a juventude como uma das prioridades do seu mandato, e, sempre participa dos encontros da juventude. “Estamos trabalhando cada vez mais para estar próximos da juventude, dialogando, ouvindo as necessidades desse grupo e, principalmente, levantando pautas de luta. Que todos esses jovens que participaram deste encontro, saibam da importância e relevância do diálogo com a juventude”, disse. O deputado estadual, professor Lemos, além de outras lideranças locais, também participaram do evento.

RECURSOS

Ainda em passagem pela cidade de Planalto, o deputado Zeca Dirceu participou da reunião de prestação de contas do prefeito Inácio. Na ocasião, o parlamentar entregou um recurso ao valor de R$ 70 mil que irá beneficiar a área da saúde da cidade. O recurso é destinado para custear ações diárias da atenção básica da saúde pública.