JOGOS ABERTOS DO PARANÁ
11 de junho de 2018

Abertura do Jogos Abertos do Paraná em Planalto é marcada por grande público e alto nível de apresentações

Uma grande festa marcou a abertura da fase regional dos Jogos Abertos do Paraná (JAPS) no município de Planalto. As 22 delegações da região entraram no ginásio carregando orgulhosamente as bandeiras de seus municípios. 1266 atletas estão na cidade para disputas de diversas modalidades esportivas. Logo após o desfile, a tocha olímpica circundou as delegações, sendo carregada por 5 atletas de referência na cidade. Entre eles, os professores de Educação Física aposentados Marisa de Carli Rodrigues, 56 e seu esposo Solon Larré Rodrigues, 59, e José Ermindo Minuzzo, 56. O casal Rodrigues chegou em Planalto em 84, quando ainda não havia estrutura para prática de esportes na cidade. Solon Rodrigues contou que, quando começaram a dar aulas, toda a estrutura que se tinha eram algumas bolas carregadas em um saco de estopa. Marisa Rodrigues, que foi a última a carregar a tocha e acendeu a pira esportiva, disse que se emocionou por receber essa homenagem, sendo que a maior parte dos responsáveis pela organização do evento, incluindo o prefeito e o secretário de esportes da cidade, terem sido seus alunos. Minuzzo destacou que “a integração, o conhecimento e a amizade que se forma nessas competições é fundamental para o desenvolvimentos dos atletas”.

Preparada em parceria com a Secretaria Municipal da Cultura, a abertura envolveu alunos da Escola Municipal Professora Solange Bueno da Silva e da Escola de Talentos em apresentações sobre a história de disputas esportivas, desde as olimpíadas gregas. Participaram alunos de teatro, capoeira, karatê, ginástica rítmica, fanfarra, dança gaúcha. A professora de Educação Física Suellem Zanlorenci, 31, foi a responsável pela apresentação da ginástica rítmica. Ela explicou que todo o espetáculo se baseia no hino nacional, sendo sua equipe responsável pela parte que fala sobre evolução, por isso a apresentação começa no chão e vai até a elevação final de uma atleta ao alto. “Essas meninas estão treinando apenas desde setembro do ano passado. É uma modalidade olímpica que trabalha muito a questão de responsabilidade e disciplina. A criança não está na rua, está fazendo atividade física, cuidando da qualidade de vida e levando conhecimento para vida”, explicou Zanlorenci. A professora ressaltou que essa modalidade olímpica junta o esporte com a expressão artística, desde as expressões faciais e corporais, passando pela conexão com a música até o design do próprio collant. “A intenção é juntar tudo para fazer o público se emocionar”. Ao final da apresentação, os grupos formaram círculos, representando os arcos olímpicos.

Cida Borghetti, governadora, desejou sucesso aos milhares de atletas do estado, ressaltou os meses de comprometimento, treinamento e vitórias de cada equipe e destacou: “esporte é vida, esporte é saúde, é alegria e é união entre todos os povos nesse momento”. João Barbiero, Secretário de Estado do Esporte e do Turismo, considerou que os JAPS são resultado de diversos programas implementados pela sua secretaria (SEET) nos últimos anos. “Os melhores atletas do estado voltarão a levar para as quadras, piscinas, pistas, campos não só a vontade de vencer, mas o orgulho de representar o seu município. Simplesmente porque o esporte, a despeito das disputas entre os atletas, une as pessoas em torno do ideal comum de promover o bem-estar, a amizade, o companheirismo e a disciplina”, disse o secretário. Rogério Alves de Oliveira, diretor da Comissão técnica da fase regional do JAPS em Planalto, agradeceu a presença de todos que lotaram o Complexo Esportivo Orlando Elimar Kegler e lembrou aos atletas que nesse momento representam seus municípios dentro e fora de quadra: “disputem com honra e dignidade”.

O prefeito de Planalto, Inácio José Werle, agradeceu a confiança depositada no município para sediar os jogos e deu as boas-vindas a todos os atletas. Dizendo que, a partir daquele momento, todos eram considerados planaltinos. “Espero o melhor de cada um de vocês, numa disputa limpa e saudável”. O prefeito agradeceu ainda aos árbitros e aos diretores das escolas que estão recebendo os atletas em suas sedes, fazendo com que todos se sintam em casa. Jair Dilceu Weich, Secretário Municipal de Esportes de Planalto, desejou “que o esforço e dedicação no trabalho possam consagrar os vencedores”.

No último final de semana, os primeiros resultados já começaram a aparecer. A equipe de bolão do município de Planalto, sagrou-se Bi Campeã dos Jogos Abertos Fase Regional, e com certeza a segunda etapa dos jogos, que irão acontecer de 22 a 24 de junho, ainda reserva muitas emoções.

Festa das Sementes
Festa da Padroeira Santa Paulina Bairro Jardim Flo