Curso Kaizen - 5S
16 de agosto de 2018
Andrea Josenara Christmann

Roteiro de visitas de encerramento dos Cursos Kaizen – 5s e Curso de Inovação e Empreendedorismo

No dia 14 de agosto, a Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo o através do Departamento de Turismo e parcerias entre a Secretaria de Agricultura, o Senar com o Curso de Kaizen-5s  e a GKS com o Curso de Inovação e Empreendedorismo – GKS, proporcionaram aos concluintes dos cursos um roteiro de visitas aos envolvidos destes, em seis propriedades que estão envolvidos no Projeto de Turismo do Município.

A transformação nas propriedades Rurais que participaram dos cursos é notória, sendo muito gratificante a todos os envolvidos no projeto de turismo ver a alegria estampada nos rostos das famílias, por se sentirem capazes de transformar o próprio espaço onde vivem em um ambiente mais ordenado, limpo, padronizado, e que a melhoria contínua apartir de agora se fará presente no dia a dia.

Nosso roteiro teve como ponto de paradas:

• Visita ao Camping da Taipa propriedade localizada na comunidade de São José do Liso, onde o turista vive a natureza em sua plenitude. O empreendimento dispõe de estrutura para atividades de lazer e recreação, espaço para camping, além de córrego e área para trilhas. O atendimento da família proprietária é sempre muito acolhedor.
  • Visita à Fábrica de Móveis em Fibra Sintética Art Futurasituada na Comunidade de Santa Cecília, a empresa que nasceu em 2012 vem se desenvolvendo e se destacando na arte de produzir cadeiras, mesas, vasos, banquetas, espreguiçadeiras, chaises, sofás quadrados, além de produtospersonalizados. Tudo é fabricado de fibra sintética que é feita de nylon e polipropileno (espécie de plástico) em alta qualidade.
  • Visita ao Camping Renascer situado na comunidade de Santa Cecilia a estrutura com potencial para desenvolver atividades de lazer e recreação em meio rural. A propriedade conta com uma sede de arquitetura rústica, onde são realizados eventos gastronômicos, almoços e festas comemorativas, além de espaço para a prática do jogo 48. Abriga ainda mata nativa, córrego e bosque com córrego para a prática de caminhadas na natureza.
  • Visita ao Futuro Pesque Pague SchwandesSituada na Comunidade de Sagrada Família, a família de Marcos e Debóra está se organizando com uma bela estrutura, para num futuro bem próximo abrir um pesque pague.
  • Visita ao Sítio Castro – galpão rústico situado na comunidade de Sagrada Família, que ficará à disposição da comunidade para eventos. O espaço tem toda uma decoração rústica que envolve e encanta visitantes, além do entorno rodeado de árvores, onde as sombras das mesmas tranquilizam e refrescam quem ai se faz presente.
  • Visita ao Camping Dornellespropriedade localizada na comunidade de São João, oferece um amplo espaço para camping. Promove atividades de Olimpíadas Rurais, como pega porco no banhado, corrida do porquinho da Índia, quem fica mais tempo no Jegue (animal de estimação da propriedade), além de eventos gastronômicos com pratos típicos do município (fogão a lenha). No empreendimento, é possível vivenciar experiências ligadas à natureza e passear de barco no Rio Capanema, que cerca a propriedade.

O Projeto de turismo começa a se escrever no município, com muita formação aos envolvidos, iniciativas e mudanças de pensamentos, de hábitos, e muito trabalho, sempre pensando em uma estrutura sólida, a qual no passar dos tempos será uma marca forte ao nosso entorno.

Integração participativa com Comprometimento, Trabalho e Transformação.

Fonte: Andrea Josenara Christmann