ERRADICAÇÃO DO TRAB. INFANTIL
06 de setembro de 2016

CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE TRABALHO INFANTIL

TÉCNICAS REPRESENTANTES DA SECRETARIA DE SAÚDE E CRAS DO MUNICÍPIO DE PLANALTO REALIZAM TRABALHO SOBRE O PETI EM COLÉGIOS ESTADUAIS DO MUNICÍPIO.

Nos dias 01 e 02 de Agosto deste ano, foi realizado trabalho de conscientização sobre o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI com adolescentes dos 7º anos dos Colégios Estaduais João Zacco e José de Anchieta do Município de Planalto. A proposta deste trabalho partiu de uma parceria entre o CRAS e a Secretaria de Saúde do Município, que teve como objetivo principal a conscientização e prevenção acerca desta problemática, pois quando expostos a este cenário, crianças e adolescentes que trabalham ficam vulneráveis a acidentes, ao retardamento do crescimento e, principalmente ao abandono escolar.
É considerado Trabalho Infantil toda forma de trabalho exercido por crianças e adolescentes, abaixo da idade mínima legal permitida para o trabalho, conforme a legislação de cada país. O trabalho infantil, em geral, é proibido por lei. Especificamente, as formas mais nocivas ou cruéis de trabalho infantil não apenas são proibidas, mas também constituem crime. A exploração do trabalho infantil é comum em países subdesenvolvidos como o Brasil, onde nas regiões mais pobres este trabalho é bastante comum. Na maioria das vezes isto ocorre devido à necessidade de ajudar financeiramente a família.
No Brasil o trabalho infantil ainda é um grande problema social, pois milhares de crianças ainda deixam de ir à escola e ter seus direitos preservados, e trabalham desde a mais tenra idade na lavoura, construções, fábricas ou casas de família, em regime de exploração, já que muitos deles não chegam a receber remuneração adequada. Hoje em dia, em torno de 4,8 milhões de crianças e adolescentes entre 05 e 17 anos de idade estão trabalhando no Brasil (PNAD 2007), sendo que desse total 1,2 milhão estão na faixa entre 05 e 13 anos de idade. O Peti (Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil) vem trabalhando arduamente para erradicar o trabalho infantil. Infelizmente mesmo com todo o seu empenho, a previsão é de poder atender com seus projetos, cerca de 1,1 milhão de crianças e adolescentes trabalhadores, segundo acompanhamento do Inesc (Instituto de Estudos Socioeconômicos). Nesse sentido, que no dia 12 de Junho são feitas paradas Nacionais para reflexão acerca das intervenções realizadas na prática deste programa.
Anualmente no município de Planalto são realizados trabalhos de conscientização e prevenção sobre a erradicação do trabalho infantil em parceria com as demais secretarias municipais envolvendo crianças, adolescentes, famílias, escolas, agricultores e a população em geral. Neste ano, a proposta de conscientização atingiu os grupos do PAIF coordenados pela equipe do CRAS e, ainda, foi expandido para os Colégios Estaduais em parceria com a Secretaria de Saúde. As técnicas responsáveis pelo projeto foram Anne Danielle Grehs (enfermeira), Rosângela Lopes (psicóloga) e Silmara Cabral de Melo (assistente social). A proposta feita para os adolescentes foi que participassem de uma troca de ideias acerca da Erradicação do Trabalho Infantil e, posteriormente, elaborassem uma redação sobre o tema, sendo que destas, 02 redações seriam premiadas em cada turma e a melhor redação da escola seria publicada no site da Prefeitura como incentivo à participação dos alunos.
O trabalho realizado foi de grande valia, pois foi possível identificar que ainda há muitos mitos e crenças culturais presentes no relato dos adolescentes, que conseguiram esclarecer diversas dúvidas acerca do tema, identificando as piores formas de trabalho infantil e, ainda, entenderam quais trabalhos podem realizar de acordo com seu desenvolvimento e faixa etária.
Em virtude dos resultados e participação dos alunos e coordenações dos colégios, as técnicas pretendem expandir este projeto para as demais escolas do município.