22 de setembro de 2016

O DIA DO GAÚCHO

O 20 de setembro é uma homenagem a um dos episódios históricos mais importantes para a comunidade gaúcha: a Revolução Farroupilha, em 20 de setembro de 1835.
A Revolução Farroupilha foi uma revolta regional contra o governo imperial do Brasil, que durou aproximadamente 10 anos. A revolução chegou ao fim após ser feito um acordo de paz entre as partes envolvidas.
O Dia do Gaúcho está incluído na Semana da Farroupilha, uma celebração da cultura e das tradições gaúchas.
Tradicionalmente, durante o Dia do Gaúcho, são organizadas festas nos CTG’s (Centros de Tradição Gaúcha) que ressaltam os costumes típicos de povo, desde pratos típicos, vestimentas e apresentações culturais.
A Semana Farroupilha é regulada por uma Lei Estadual e Regulamentada por um Decreto. Sua organização é feita em duas instâncias, a estadual com a definição de diretrizes gerais, escolha do tema básico e atividades que envolvem as distâncias públicas estaduais, e no nível local onde, na prática ocorrem os festejos as manifestações Culturais, artísticas e onde se realizam as mostras e os desfiles destacando-se o realizado a cavalo.
A Administração Municipal saúda e parabeniza a toda Patronagem do CTG Guardião do Pago e todos os tradicionalistas e amantes desta cultura.