Cursos de Qualificação
14 de julho de 2017

O município de Planalto recebe cursos de qualificação profissional

A Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo em Parceria com as Secretaria de Ação Social e Secretaria de Educação fez a contratação dos Cursos promovidos pelo SESI e SENAI para atuar na qualificação técnica de pessoas contribuindo para o desenvolvimento profissional da população do nosso município, proporcionando experiências positivas, promover a cidadania e transformando vidas, pois é assim que a Gestão Municipal e o SESI/SENAI trabalha: com respeito, ética e dignidade para todos. Para isso, as Secretarias estão oferecendo várias cursos com temas de interesses diversificados que estarão acontecendo nos meses de Agosto/2017 a Março/2018:

 

Aperfeiçoamento para Lideres - 20h: Relações Interpessoais: Ética; gestão de conflitos, comunicação e postura; Desenvolvimento Humano: Fases e diferenças – Aprendizagem e personalidade;

 

Planejamento e Organização: 5w2h, 5S, PDCA, Organização do tempo; Organização de eventos;

 

Treinamento Encontro da Cooperação - 4h: Treinamento Vivencial com dinâmicas e atividades com foco na cooperação entre equipes, setores e empresa;

 

Curso de Direção Defensiva - 8h: Condições adversas sobre: o clima, luminosidade, vias, veículo, trânsito e condutor; Causas de acidentes de trânsito; Classes de erros; Tipos de colisões; Aquaplanagem; Circunstâncias de riscos (veículos, motorista, manobras e ambientes); Prevenção de acidente; Inspeção veicular; Cinto de segurança; Álcool X Direção; Valorização do motorista; Conscientização no trânsito; Socorros de urgência.

 

Manipulação de Alimentos - 20h: Relações humanas no trabalho; Relações interpessoais X trabalho em equipe; Comunicação; Motivação e potencialidades; Microbiologia de alimentos; Noções de microbiologia de alimentos; Microrganismos patogênicos e não patogênicos; Fatores que afetam a multiplicação bacteriana; Fontes de contaminação alimentar; Doenças de origem alimentar; Manipulador de alimentos e suas responsabilidades; Higiene pessoal; Conduta e hábitos higiênicos no preparo dos alimentos; Higiene e sanitização aplicada à indústria de alimentos; Etapas do procedimento de higienização; Tipos de resíduos; Agentes químicos para higienização e sanitização; Manuseio de produtos de higiene; Segurança no trabalho; Utilização e higienização dos EPIs; Riscos relacionados com a indústria de alimentos; Acidentes de trabalho e prevenção; Importância da CIPA.

 

Costureiro Sob Medida - 160h: Operações básicas de matemática; Noções sobre fração; Sistema métrico; Noções de geometria; Matérias-primas; Material para molde e corte; Material para costura; Máquinas de costura; Normas de segurança e saúde no trabalho; Normas ambientais, descarte de resíduos; Qualidade e produtividade; Planejamento e organização do trabalho. Operações de costura: operações comuns em diferentes máquinas e operações em máquina reta.

 

Relações do Trabalho para Auxiliar de Serviços Gerais - 60h: Comunicação e Relações Interpessoais para Auxiliares de serviços Gerais: Ruídos e barreiras na comunicação; Formas adequadas e eficazes para se comunicar com crianças, adolescentes, jovens e adultos; Posicionamento emocional para com os outros; A comunicação interpessoal e intrapessoal; Percepção de um bom atendimento; Resolução de conflitos. Ética e etiqueta: ética pessoal e profissional, sigilo; postura profissional; Etiqueta profissional; Características das pessoas de sucesso. Saúde e segurança do trabalho: definição, causas, investigação e custos dos acidentes de trabalho. RISCOS - noções de riscos ambientais, riscos físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes. Métodos de proteção do trabalhador- equipamentos de proteção individual, equipamentos de proteção coletiva. Manipulação e aplicação de produtos e equipamentos: Utilização correta dos produtos para cada tarefa, considerando a especificidade do produto; utilização e conservação dos equipamentos e materiais encontrados no ambiente; dicas de limpeza e organização; técnicas de passadoria e higienização para vestuário; higienização e armazenagem e organização de calçados.

 

Padeiro e Confeiteiro - 160h: Matemática básica; Tecnologia dos ingredientes: funções, classificação, armazenamento; Operação, conservação, manutenção e higienização de equipamentos; Balanceamento de receitas, fragmentação, cálculo de produção, amassamento, fermentação, modelagem e forneamento; HAMA - Higiene Aplicada a Manipulação de Alimentos: profilaxia e combate ao mofo e rope; Controle de tempo, temperatura e umidade; Pães de sal (tipo francês, pães d`água); Pães de massas semidoces (hambúrguer, hot - dog, pães de leite, santo antonio, brioches e croissants); Pães de massas doces (tranças confeitadas, chineques, daneses, cuques, sonhos e panetones); Pães com farinhas mistas (soja, milho, centeio e sorgo); Pizzas; Elaboração de cremes, recheios e coberturas; Elaboração de bolos: massas, montagens, coberturas e decorações; Elaboração de tortas: massa flora doce e salgada, montagem e acabamento; Elaboração de produtos folhados: massa, modelagens e acabamentos; Elaboração de pastas secas: massa simples e amanteigada, recheio e acabamentos; Elaboração de doces e salgados diversos; Elaboração de compotas, frutas cristalizadas e geleias; Saúde e segurança no trabalho; Relações interpessoais; Educação ambiental; Qualidade e produtividade; Relações de trabalho e Mercado de trabalho.

 

Operador de Processo de Produção - 160h: MATEMÁTICA BÁSICA (20h): As quatro operações fundamentais; Mínimo Múltiplo Comum; Frações; Potência; Radicais; Operações algébricas; Equações do 1º grau; Proporcionalidade; Regra de três; Relações trigonométricas. METROLOGIA (36h): Medidas de conversão; Régua graduada, metro, trena; Paquímetros e micrômetros: tipos, uso e conservação, Sistema Métrico e Sistema Inglês; Goniômetros (transferidor de graus) e relógio comparador: tipos, uso e conservação. LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE DESENHO MECÂNICO (48h): Identificação de linhas usadas em desenho; Projeção ortogonal; Interpretação; Cotas e dimensionamentos; Esboço cotado; Escalas; Estudo de cortes. TECNOLOGIA DOS MATERIAIS (12h): Propriedades e aplicações; Aço, ferro fundido, cobre, alumínio, ligas metálicas, plásticos, borracha, metal duro; Noções de tratamento térmico; Tratamento de superfícies. TECNOLOGIA MECÂNICA (24h): Ferramentas de corte manual e máquinas operatrizes; Limas, arcos de serra, machos, cossinetes, alargadores, brocas; Parâmetros de corte; Fluídos de corte; Noções de lubrificação. GESTÃO INDUSTRIAL (20h): Saúde e segurança no trabalho; Relações interpessoais; Educação ambiental; Qualidade e produtividade; Relações de trabalho e mercado de trabalho.

 

OFICINAS COZINHA BRASIL: 4h: Ensinam como ter uma alimentação saudável, nutritiva, equilibrada e saborosa, contribuindo ainda com a diminuição do desperdício através do aproveitamento integral dos alimentos.

Além das receitas de aproveitamento integral dos alimentos, são abordados temas como nutrição, comportamento alimentar, higiene, manipulação e conservação dos alimentos, técnicas dietéticas e culinárias.

 

Fiquem atentos as datas que estarão acontecendo!

Fonte: Andreia Elaene Barros
 
Praça São Francisco de Assis, 1583
CNPJ: 76.460.526/0001-16
Emancipação: 24/06/1963
Instalação: 11/11/1963
 
Contato:
(46) 3555-8100
Horário de Atendimento:
2017/2024 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Grupo Mar Virtual