18 de Maio
16 de maio de 2018

O “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instituído pela Lei Federal 9.970/2000, no dia 18 de maio, é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro. Esse dia foi escolhido, porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória(ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Crime Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados. Esse crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.

A intenção de 18 de maio é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar dessa luta”

Portanto, o Dia 18 de maio tornou-se um dia de luta e conscientização da sociedade para o combate a essa prática que, dia a dia, faz centenas de vítimas entre crianças e adolescentes de ambos os sexos.

Cada indivíduo pode auxiliar nessa luta. Observe as crianças e adolescentes à sua volta, em caso de suspeita.

No Brasil, o Disque 100 é um serviço gratuito disponibilizado pela Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República que registra denúncias anônimas de jovens que se sintam ameaçados ou que sofreram qualquer tipo de abuso ou exploração sexual.

Ou ainda, informe o Conselho Tutelar fone (46) 3555-1623 ou o Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente – (46) 3555- 1915

Programação do Município de Planalto para o Dia 18 de Maio de 2018

13:30 horas – Abertura do evento em frente ao Centro Cultural Professor Ernesto Machado de Souza com a fala de autoridades.

Na sequência, Teatro no Centro Cultural Professor Ernesto Machado de  Souza, apresentado por alunos da Escola de Talentos, professora Fernanda.

. Caminhada de conscientização sobre o tema, com paradas de reflexão coordenadas pelos Colégios da Rede Estadual de Educação, Conselho Tutelar e Igrejas.

. Concentração na Praça Municipal com vídeos de orientação, planfletagem e adesivos à carros.

Faça Bonito – Proteja nossas crianças e Adolescentes. Participe!

Conselho Tutelar

CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente