meio ambiente
04 de agosto de 2016

arboreto medição

Educação ambiental: Arboreto Municipal
Hoje estamos diante de uma sociedade altamente consumista e ao mesmo tempo que muito fala a respeito do meio ambiente e muito se faz.
A nossa pretensão neste dia é contar um pouco da história do surgimento em nosso município de um espaço de ação do homem na natureza e de formação de uma estrutura de educação ambiental e ao mesmo tempo de preservação ambiental. Estamos falando do arboreto municipal.
O mês de setembro além de ser voltado à pátria, é também o mês que ambientalmente comemoramos o dia da árvore, então nada melhor do que falar do arboreto municipal.
O arboreto está localizado na Linha Santos Dumont. Neste espaço a história nos conta que muitos projetos já foram desenvolvidos, tivemos campo de aviação, a recria de bezerras, hípica, campo demonstrativo, pista de motocross, viveiro municipal, e muitos outros projetos.
O plantio de mudas no arboreto teve início em 2005 no entorno do viveiro e do barracão, e em 2009 realizou-se todo um estudo de viabilidade técnica da estruturação deste projeto. A partir daí o projeto passou a receber estudantes do curso técnico em meio ambiente do colégio João Zacco Paraná e acadêmicos do curso de engenharia florestal do campus da UTFPR de Dois Vizinhos, onde muitos trabalhos foram realizados, inclusive trabalhos de conclusão de curso mais recentemente.
Já a dois anos o viveiro foi retirado do local e reestruturado para melhor servir a população, estando agora localizado no antigo pátio do DER, próximo ao cemitério municipal.
Hoje temos mais de 203 espécimes de árvores no arboreto municipal, e neste mês de setembro mais uma etapa de plantio será realizada.
Nos últimos dias o espaço já está sendo preparado, com a execução de medições e sinalizações para a preparação das covas para posterior plantio. Nestas medições estudantes do curso técnico em meio ambiente do colégio João Zacco Paraná deram sua contribuição.
Segundo o Secretário de Meio Ambiente Senhor Airton José Christmann a riqueza de um espaço como este está na educação ambiental, possibilitando o acesso livre da população para conhecer e passear pelo arboreto com a família identificando árvores que já estão inclusive em extinção em nossa região e conhecendo árvores de outras regiões, além obviamente de ser uma área de preservação ambiental.