03 de setembro de 2016

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Educação ambiental
“Há um momento para tudo e um tempo para todo propósito debaixo do céu. Tempo de nascer, tempo de morrer; [...] Tempo de guardar e tempo de jogar fora.” Eclesiastes 3. 1,2,6.
Ao longo de toda a história da humanidade resíduos foram gerados e a responsabilidade em relação ao descarte destes materiais sempre foi do próprio ser humano, sem exceções.
A história do Município de Planalto traz inúmeros registros. Tivemos momentos em que o lixo era queimado, jogado em valas, ou depositado a céu aberto sem separação alguma, em locais conhecidos como lixão e eram vários os locais em que isto acontecia. Com o passar do tempo tudo foi evoluindo, lixeiras foram instaladas em espaços públicos, o lixo passou a ser separado, pessoas coletavam e comercializavam individualmente este material. Um aterro com valas profundas foi construído e ali era depositado o lixo.
A educação ambiental foi implantada no município e a partir de então passaram a ser desenvolvidas inúmeras campanhas de conscientização. Hoje o lixo é separado, temos roteiros de coleta de lixo reciclável e empresas terceirizadas são responsáveis pela coleta do lixo orgânico no perímetro urbano e estabelecidos roteiros também nos distritos de nosso município, com esta prática o antigo aterro municipal foi fechado.
A associação de agentes de coletores foi fundada e uma estrutura montada para a triagem e separação do lixo. Além disso, anualmente são organizados dois mutirões de coleta do lixo eletrônico, cujo mesmo é repassado a empresas especializadas para que seja dada uma destinação final ambientalmente adequada. Muito tem se evoluído neste aspecto.
Apesar de todo o empenho da administração municipal, ainda é indispensável a participação de toda a população. Não medimos esforços para a resolução dos problemas, mas infelizmente, apesar de termos pontos de coleta e lixeiras em tantos e tantos locais de fácil acesso, temos ainda pessoas que praticam o descarte em locais a céu aberto, ou até mesmo a queima destes materiais.
É importante destacar ainda que o antigo aterro do município foi fechado, e lá só é feita a captação via contêiner do material recolhido pela empresa terceirizada.
Contamos com o empenho de todos e ao mesmo tempo solicitamos o auxílio para que nos comuniquem em caso de ações improprias de pessoas que agem com desrespeito ao meio ambiente. Todos podemos e devemos fazer nossa parte.