Ações da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo
no ano de 2017
A Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo trabalhou fortemente nas parcerias e na formação de pessoas e das micro e pequenas empresas, através de cursos, oficinas, consultorias, seminários contribuindo para o crescimento profissional de 3.681 pessoas totalizando um total de 714 horas de formação. Em seguida relacionam-se ações realizadas:
- A Inclusão de Planalto no mapa do Turismo junto ao Ministério do Turismo Brasileiro.
- A Lei Nº 2258 de 05 de julho de 2017 que cria o Departamento de Turismo e o normatiza dentro da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, na estrutura Administrativa do Município de Planalto.
- Aprovação e lançamento da Lei de Incentivo Nº 2256 de 03 de julho de 2017 que institui o programa de incentivo, apoio e instalação de indústrias, agro industrialização e geração de renda do Município de Planalto – Pr.
- Através da Portaria Nº 197 de 14 de setembro de 2017, o Município de Planalto é incluso no Programa de Regionalização do Turismo.
- Inauguração da Sala da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo no dia 22 de setembro de 2017.
- Sessão de Uso para instalações de empresas na área industrial: 04 empresas.
- Projetos em tramitação na Câmera de Vereadores: 05 projetos.
- Por meio da parceria com o SEBRAE através do Programa Cidade Empreendedora as seguintes ações foram realizadas:
- Designados dois Agentes de Desenvolvimento que vem pra fomentar as atividades relacionadas ao Programa Cidade Empreendedora, conforme Portaria Nº 71 de 21 de setembro.
- Atendimento da Sala do Empreendedor: 715 atendimentos.
- Através do Comitê Gestor o qual planeja as ações voltadas as micro e pequenas empresas do município e que realiza encontro mensal, foi realizado o I Seminário de Crédito (3h:30min): 38 pessoas.
- Consultoria de Finanças (8h): 08 micro empresas.
- Consultoria de Planejamento Empresarial (8h): 08 micro empresas.
- Oficina de Planejamento Empresarial (3h): 22 micro empresas.
- Oficina de Compras Governamentais (3h:30min): 24 micro empresas.
- Oficina de Planejamento de Compras – Fronteira: 06 pessoas.
- Palestra de Compras Governamentais (2h): 52 participantes.
- Apresentação do Projeto do Pequeno Hospital Regional em parceria com o SEBRAE reunindo prefeitos e secretários dos municípios envolvidos no projeto (3h): 48 participantes.
- Encontro da Cooperação em parceria com a Secretaria da Educação (6h): 120 pessoas.
Parceria com o SENAI
- Jovem Aprendiz: 105 classificados e 14 contratações.
- Curso de Auxiliar de Confecção - Caminhos da Profissão em parceria com a Assistência Social (160h): 22 pessoas.
- Curso de Costureiro Sob Medida em parceria com a Assistência Social (160h): 52 pessoas.
- Atendimento através do Caminhão da Saúde do Sistema Fiepdo Programa CUIDE-SE MAIS de Prevenção do Câncer realizando os seguintes exames: PSA, Mamografia e de Câncer de Pele, nas empresas da área industrial (16h): 58 pessoas.
Instituto PROE: Média de 25 agentes de integração de estágios durante o ano.
Parceria com o SENAR
- Oficina de Turismo Rural como Oportunidade de Negócios (24h): 21 pessoas.
Parceria da Agência do Trabalhador: Gráfico Comparativo
Parceria com a ACEP
- Semana Empresarial (8h): 449 pessoas.
- Apoio ao Núcleo da Mulher para o Curso de Fornecedor para Órgãos Governamentais (12h): 15 participantes.
Parceria com a PET CURSOS com um total de 50 participantes
- Auxiliar de enfermagem (96h).
- Auxiliar administrativo com secretariado (96h).
- Informática (96h).
EVENTOS:
- Semana da Pátria com a participação de empresas e Desfile Municipal Cívico.
- Participação do Dia do Desafio em 31 de Maio.
- Parceria com a ASR na Caminhada Do Outubro Rosa e na divulgação e incentivo aos comércios decorarem suas vitrines, premiando a melhor vitrine decorada com o tema durante o mês de outubro.
- Excursão da associação APROSANTA de Santa Terezinha para Foz do Iguaçu visita a Itaipu Binacional e Cataratas: 22 pessoas.
- Expocultura realizada na semana do município em parceria com as entidades Família Rotaria, Associação Atlética, APAE E APESC e demais secretarias.
Com o Governo do Estado a palestra sobre Piscicultura Moderna em parceria com a Secretaria de Agricultura (2h): 120 pessoas.
Realização do I Almoço a base de Peixes no dia do município em parceria com o município de Maripá - Pr, onde foram comercializados em torno de 600 almoços.
- I semana da Qualidade Dip Frangos
Projeto Qualidade e Segurança de Alimentos Dip Frangos (3h): 43
pessoas.
- Audiências Públicas realizadas nos distritos e cidade: 189 pessoas e na oportunidade houve a capacitação dos servidores públicos: 36 pessoas
- Participação no 2º Encontro das Micro e Pequenas Empresas em Curitiba nos dias 30 e 31 de agosto.
- Participação na 6ª Conferência Estadual das Cidades/Paraná, realizada nos dias 16, 17 e 18 de agosto.
- Participação no 16º Seminário Estadual de Piscicultura em Maripá- Pr, realizado no dia 25 de agosto.
- Agência do trabalhador: 2.277 atendimentos.
Palestra sobre Perfil Comportamental para o Mercado de Trabalho em parceria com a Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo (4h): 1.430 pessoas.
Integração Participativa com Comprometimento,
Trabalho e Transformação.