REUNIÃO COM A COPEL
25 de março de 2019

PREFEITO DE PLANALTO DE SECRETÁRIOS DE AGRICULTURA E INDÚSTRIA, COMÉRCIO E TURISMO PARTICIPARAM DE REUNIÃO COM A COPEL

Diante das constantes reclamações vindas dos produtores das mais diversas categorias do Sudoeste do estado, lideranças da região e a AMSOP (Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná), realizaram na última sexta-feira (22), uma importante reunião visando debater junto a COPEL, alternativas para que sejam solucionadas as constantes quedas de energia e consequentemente as perdas por parte dos produtores.

Representando Planalto, estiveram o Prefeito Inácio José Werle, o Secretário de Agricultura Darci dos Santos e a Secretária de Indústria Comércio e Turismo Andréia Barros.

No encontro, a companhia sinalizou que pretende melhorar a qualidade da distribuição: entre este ano e 2021 a Copel irá investir R$ 292 milhões em segurança energética nos municípios do Sudoeste. Se forem contabilizados os investimentos gerais, serão R$ 180 milhões por ano, quantidade mais de três vezes maior que os pouco mais de R$ 50 milhões investidos na região em 2018.

O presidente da Copel, Daniel Slaviero Pimentel, reconheceu que a companhia não conseguiu acompanhar o aumento da demanda por energia na região – principalmente devido à automatização das propriedades rurais – e que o Sudoeste é “proporcionalmente o que mais contribui e tem menos retorno” quando o assunto é a qualidade da distribuição de energia elétrica. A chamada segurança energética foi tema de uma audiência pública convocada pela Amsop (Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná) com a direção da companhia para discutir as constantes quedas de energia que vêm afetando produtores rurais e indústrias da região.

Além do presidente da Copel, o diretor de Distribuição da companhia, Maximiliano Orfali, também participou do evento. Ele apresentou o plano de investimentos para a região, que contempla a operação de quatro novas subestações, 318 km de linhas e 640 obras de média tensão, como a instalação de religadores e reguladores de tensão. Na rede de alta tensão, a região concentra 22% dos investimentos previstos para este ano em todo o Paraná neste ano: são R$ 57 milhões no Sudoeste e R$ 249 milhões no Estado.

A audiência pública convocada pela Amsop lotou o auditório da entidade, em Francisco Beltrão. Produtores rurais e representantes de setores industriais relataram as dificuldades e prejuízos causados pelas interrupções no fornecimento e pediram mais investimentos em manutenção e agilidade para os religamentos, além de melhor estabilidade do sistema de distribuição.

Participaram ainda do evento, Prefeitos, vereadores e representantes de cooperativas, empresas e entidades rurais acompanharam a audiência, entre eles o presidente da Fiep, Edson Campagnolo. Estiveram na Amsop os deputados estaduais Ademar Traiano (que ajudou a viabilizar o encontro), Wilmar Reichembach, Luciana Rafagnin, Nelson Luersen, Paulo Litro e José Lemos, além do federal Nelsi Maria Vermelho e do chefe da Casa Civil do Estado, Guto Silva.