Neste sábado, (18), é dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Instituído pela Lei Federal 9.970/00, no dia 18 DE MAIO, é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro. Esse dia foi escolhido, porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Crime Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados. Esse crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune. A intenção do 18 DE MAIO é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar dessa luta.”
Portando o dia 18 de maio tornou-se um dia de luta e conscientização da sociedade para o combate a essa pratica que, dia a dia, faz centenas de vitimas entre crianças e adolescentes de ambos os sexos.
A Rede de Proteção da Criança e Adolescente de Planalto está engajada nesta luta e vem desenvolvendo ao longo do mês de maio diversas ações de conscientização e orientação contra ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes do município.
Na programação estão inclusas ações de conscientização nas escolas, hospital, pastoral da criança, tendo ainda a participação com entrevistas em rádio, divulgação com som de rua, mídias sociais e trabalhos em grupo em comunidades do interior e cidade.
Nesta sexta-feira, (17), às 15 horas haverá panfletagem junto ao comercio local, parada de carros com distribuição de panfletos, adesivo e lixeiras para veículos. Durante a realização da feira do produtor rural, acontecerá uma concentração junto à praça central com repasse de informações sobre o tema.