JURAMENTO A BANDEIRA
27 de setembro de 2019

JOVENS DISPENSADOS DO SERVIÇO MILITAR NA JSM DE PLANALTO REALIZARAM JURAMENTO A BANDEIRA

No dia 17 de setembro de 2019, a JSM de Planalto, coordenou a solenidade de Compromisso à Bandeira e entrega de Certificados de Dispensa de Incorporação aos alistados da classe 2001 e anteriores.

Na ocasião estiveram presentes o Presidente da JSM e Prefeito o Sr. Inácio José Werle, o Delegado de Serviço Militar Ten. Grisoski, o Sub Tenente Ivan e o Cabo Pinheiro do PRM de Cascavel, o Ex. Secretário da JSM Cleofas Schiavo, a atual secretária Claudia Menegatti, autoridades convidadas sendo elas o Presidente da Câmara de Vereadores, o Sargento do Pelotão da PM, Secretários Municipais, Diretores e representantes de Escolas, Presidentes dos Grêmios Estudantis, Rotary Club, Rotaract, Conselho Tutelar, Representante da ASR, Professores e alunos das Escolas Municipais N. Sra. de Fátima, Prof. Láudio A. Heinen e Profª. Solange B. da Silva, Colégios Estaduais João Zacco PR. e José de Anchieta e Escola Especializada Joaquina de Vedruna, familiares e comunidade em geral. Um grande público lotou o Centro Cultural, tornando a solenidade ainda mais significante e inesquecível aos dispensados além de ser um momento de civismo a todos os presentes.

No evento os dispensados e todo o público entoaram com grande respeito e emoção o Hino Nacional Brasileiro.

Em alocução alusiva, o Tenente Grisoski enalteceu aos dispensados a importância do ato e o juramento de defender a Pátria, as obrigações e direitos junto à sociedade em consequência da maioridade, a importância do Hino e da Bandeira Nacional como símbolos da nação brasileira. Já o Prefeito Municipal, explanou sobre os deveres de cada cidadão junto à sociedade em que vivem e que desejam viver.

O Juramento à Bandeira é um ato de cidadania e compromisso que deve ser lembrado pelo cidadão, após a dispensa do serviço militar. É um dever cívico estabelecido na Constituição Federal, sendo o alistamento obrigatório aqueles que não comparecem ficaram impedidos de tirar passaporte, assumir cargos no serviço público, matricular-se em faculdades e demais sanções previstas no Regulamento do Serviço Militar. Em tempos de paz, o serviço militar no Brasil é dos 18 aos 45 anos.

Ao final do ato, os compromitentes receberam os certificados de dispensa de incorporação do serviço militar.

Fonte: Claudia Menegatti- Secretária de 280ª JSM