SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
30 de janeiro de 2020
Marcos Becker

EM PLANALTO PRF ORIENTA CONDUTORES SOBRE FISCALIZAÇÃO DO TRANSPORTE ESCOLAR

Faltando poucos dias para o início do período de volta às aulas, a Polícia Rodoviária Federal (PRF), posto de Planalto, promoveu na última quarta-feira (29) no Centro Cultural um encontro de orientação para apresentar as exigências legais que devem ser observadas pelos profissionais que atuam na área de transporte escolar da rede municipal de ensino.

Pela manhã, participaram condutores dos municípios de Planalto e Capanema, já pela parte da tarde, participaram da atividade gestores municipais dos municípios de Planalto, Capanema, Pranchita e Realeza.

O condutor de transporte escolar deve ter ao menos 21 anos de idade, ser habilitado nas categorias D ou E e possuir curso específico para esse tipo de serviço, realizado por instituição credenciada pelo Detran.

Além da documentação regular, o veículo deve ter, entre outros itens, a autorização para o trânsito de transporte escolar afixada em local visível; faixa com a inscrição ‘escolar’ nas laterais e na traseira; registrador instantâneo de velocidade e tempo (tacógrafo); cinto de segurança em número igual à lotação do veículo e em perfeitas condições de uso; e pneus em bom estado de conservação.

Em uma segunda fase da Operação Volta às Aulas, a PRF fará fiscalizações especificas com o objetivo de detectar eventuais irregularidades na prestação do serviço de transporte escolar.

Fonte: Marcos Becker