MAMAÇO PLANALTO FOI UM SUCESSO
23 de agosto de 2022

Organizado pela Administração através da Secretaria de Saúde

4º MAMAÇO PLANALTO SUPEROU EXPECTATIVAS
No dia 13 de Agosto, aconteceu em nosso município o 4º Mamaço. Evento alusivo ao Agosto Dourado, mês dedicado ao Aleitamento Materno. Nesse mês são realizadas ações, voltadas para a Semana Mundial de Aleitamento Materno.
Diversas organizações se mobilizam para promover, proteger e apoiar a amamentação. Este ano tivemos como tema, “Fortalecer a Amamentação: Educando e Apoiando”.
Por isso amamentar não é responsabilidade exclusiva da mãe, mas de todos nós, pais, avós, rede de apoio, profissionais de saúde e comunidade no geral.
O Evento foi organizado pela Secretária de Saúde em parceria com as demais secretarias da Administração Municipal, participaram do evento 42 mães e seus filhos com idades distintas, onde o mais novo tinha apenas 8 dias de vida e o mais velho 3 anos e 3 meses. Na ocasião tivemos a hora do Mamaço, momento em que as mães amamentam simultaneamente, sorteios de vários brindes, brincadeiras com os participantes, depoimentos de pais e uma cabine fotográfica onde cada mãe levou para casa uma foto com seu filho, para eternizar o momento.
No final e de forma muito emocionante cada mãe recebeu um balão dourado, os quais foram lançados ao céu, finalizando assim as comemorações.
Para a fonoaudióloga Ana Greici, o evento foi uma forma de sensibilizar a todos para o ato de amamentar, já que é um processo que exige treino, manejo e apoio dos familiares. “O objetivo principal do evento é trazer para os pais, as famílias, os profissionais e sociedade em geral, a discussão e informação sobre este ato, que é de suma importância para o bebê, mãe e consequentemente para a sociedade” salientou.
A iniciativa desse evento é do Projeto Aconchego, formado por equipe multidisciplinar que realiza atendimento para as mamães e crianças de zero a dois anos de idade, auxiliando na Amamentação, ganho de peso, disponibilizando ainda acompanhamento para as gestantes. Segundo a Nutricionista Aline, uma das idealizadoras do evento, observar as mães amamentando, comemorando e passando uma tarde agradável junto com seus filhos e rede de apoio é muito gratificante, pois sabemos que estas crianças estão recebendo o melhor e mais rico alimento, pois fornece do ponto de vista nutricional o que há de melhor em nutrientes nos aspectos quantitativos e qualitativos; O leite materno possui componentes e mecanismos capazes de proteger a criança de várias doenças, nenhum outro alimento oferece as características imunológicas do leite humano.
Por fim, A secretária de Saúde Senhora Angela Garcia Caneppa fez relato de caso sobre as dificuldades que enfrentou ao amamentar seus filhos, ressaltando a importância do acompanhamento o orientações já na gestação e continuidade no puerpério e também o envolvimento e dedicação da família... enfatiza que, tudo foi preparado e pensado com muito amor e carinho, e agradece a todos pela participação, dedicação e ajuda, ressalta ainda que a união das secretarias e apoio do comércio local e entidades nos torna mais fortes e confiantes, e isso fez toda a diferença no sucesso do 4º Mamaço Planalo.
Administração Municipal. Todos Juntos por um Planalto Melhor.