ADMINSTRAÇÃO
25 de fevereiro de 2016

II FORUM DE CIDADES DIGITAIS

Funcionários públicos de Planalto participam do II fórum de cidades Digitais do Sudoeste

Planalto, vem se preocupando também com a questão das cidades inteligentes, cidadãos digitais, para tanto participaram do fórum o Secretario de meio ambiente e o Diretor responsável do setor de TI do município de Planalto.
Realizado no dia 25 de fevereiro de 2016 na cidade de Pato Branco o II Fórum de Cidades Digitais do Sudoeste Paranaense foi realizado por meio de uma parceria entre Prefeitura, Associação de Municípios do Sudoeste Paranaense (AMSOP), com apoio do Sebrae, Acampar, Acamsop, Assespro/PR, Associação de Municípios do Cantuquiriguaçu e Agência de Desenvolvimento do Sudoeste. Contou com o patrocínio ouro da Exati Tecnologia, IDS e Ampernet Telecom e prata da Huner TI Colaborativa.
Com o tema “Cidades inteligentes, cidadãos digitais”, Francesco pontuou aspectos do processo de transformação entre a Revolução Industrial e a Revolução Digital, vivenciada atualmente. Nesse paralelo, afirmou que as novas gerações, nativas tecnológicas e digitais, têm novas perspectivas, em que a sociedade precisa acompanhar essa mudança.
Uma das palestras mais aguardadas pelos participantes do II Fórum de Cidades Digitais do Sudoeste, realizado nesta quinta-feira (25), em Pato Branco, foi a do presidente do Instituto Campus Party, Francesco Farruggia. Utilizando um quadro negro para sua explanação, ele evidenciou a evolução tecnológica como fator de rápida mudança social, apontando possibilidades para o futuro, assim como para a relação entre esfera pública e cidadãos.
O encontro, realizado por meio de uma parceria entre Prefeitura, Associação de Municípios do Sudoeste Paranaense (AMSOP) e a Rede Cidade Digital, descentralizou o debate sobre o papel da tecnologia para aproximar a população do setor público. Durante a programação, representantes de mais de 30 municípios do Paraná, Santa Catarina e de outros estados, compartilharam experiências e conhecimentos.

O prefeito de Pato Branco, Augustinho Zucchi, reforçou as ações do Município, que investe na tecnologia como base de desenvolvimento. “Acreditamos em políticas que proporcionam condições de igualar o acesso e o compartilhamento de informações para todos os cidadãos. Fazemos isso com o Clique Conhecimento, que gera inclusão digital e oportunidades para nossas crianças, assim como em outras ações que estão nos tornando referência. No Fórum, pudemos compartilhar nossas experiências com os prefeitos e demais municípios da região”, disse Zucchi.

O presidente da Rede Cidades Digitais, José Marinho, afirmou que encontrou em Pato Branco um ambiente consolidado e aberto às inovações de base tecnológica. “Não podemos viver desconectados, as pessoas, independentemente de onde vivem, sentem necessidade de interação. Estamos aqui, hoje, com representantes de mais de 30 municípios, para conhecer o que cada um realiza e trocar experiências, que poderão ser aplicadas em suas cidades e assim melhorar a qualidade de vida dos cidadãos com o auxílio da tecnologia”, destacou Marinho.

O secretário de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações, Américo Bernardes, evidenciou as iniciativas realizadas em Pato Branco e região Sudoeste. “Pude perceber que a Administração Municipal de Pato Branco compreende a importância da criação de um ambiente favorável para a ciência e a tecnologia. Isso impacta diretamente, de forma positiva, no desenvolvimento do município, o que também reflete e inspira a região”, ressaltou Américo.