Aconteceu na última segunda-feira, 04/06/2018, iniciou no município de Planalto o 1º encontro da Capacitação do Programa Família Acolhedora. Esta capacitação foi organizada em parceria com o Município de Pérola D´Oeste, envolvendo as equipes técnicas e coordenações do Programa dos dois municípios, a fim de proporcionar as famílias cadastradas maior conhecimento a respeito de suas funções enquanto Família Acolhedora conforme preconizado nas legislações.
Os encontros acontecerão em 5 módulos: 1º - Estatuto da Criança e adolescente; 2º - O que é família acolhedora, trabalho em rede sócio assistencial, questões psicológicas do acolhimento, como acolher e adaptação emocional; 3º - Processo de acolhimento e adoção; 4º - Questão de uso de medicação para os acolhidos; 5º - PPP: Plano Político Pedagógico, papel da equipe técnica, família acolhedora, responsabilidades dos envolvidos, visitas e lei municipal.
Neste primeiro módulo, contamos com a presença do Juiz da Vara de Infância, Dr Rafael de Carvalho Paes Lemes e do Promotor de Justiça da vara da infância e juventude, Dr Nielson Norberto de Azeredo, ambos da Comarca de Capanema-PR. Os quais ressaltaram a importância da implementação do Programa Família Acolhedora como apoio para Sistema de Garantia de direitos de crianças e adolescentes os municípios; expuseram também sobre algumas questões do ECA-Estatuto da Criança e Adolescente e o papel de cada um dos envolvidos neste processo. Nesta oportunidade as famílias e equipes envolvidas foram parabenizadas pela atitude louvável de participar de um Programa tão importante como este.
O próximo módulo acontecerá no município de Perola D´Oeste com data a ser marcada.