CONHECIMENTO
19 de julho de 2019
Sec. Meio Ambiente e Urbanismo

PLANALTO ESTEVE PRESENTE NO SEMINÁRIO DE QUALIFICAÇÃO NA GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS EM CASCAVEL

O Município de Planalto esteve presente no dia 18/07/2019, na sede da AMOP – Associação dos Municípios do Oeste do Paraná, na cidade de Cascavel - Pr, do Seminário de Qualificação - GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS: Coleta Seletiva E Compostagem, promovido pela CNM, através do Programa CNM Qualifica.

Na oportunidade estiveram presentes o Engenheiro Ambiental do Município, Sr. Cezar Soares, e o Diretor de Departamento de Urbanismo de Planalto, Sr. Jeferson Rech.

Durante o evento, estiveram presentes autoridades e representantes do Meio Ambiente e urbanismo de diversos municípios do Oeste e Sudoeste do Paraná, onde o enfoque foi a Política Nacional de Resíduos Sólidos dentro do tema proposto.

Dentre os principais assuntos abordados, destacou-se a Política Nacional de Resíduos Sólidos e as obrigações municipais. Também foi abordado sobre as formas de financiamento que os municípios podem estar acessando para subsidio das ações nesta temática ambiental.

Esteve presente o Sr. Marcos Chaves, que é o Secretário Executivo do Grupo R20 – Gestão Integrada de Resíduos Sólidos nos municípios do Paraná, o qual ressaltou o convite aos participantes no dia 31/07/2019, onde terá uma importante reunião na cidade de Curitiba, onde será tratado exclusivamente da problemática que os municípios tem encontrado para implementação da Logística Reversa, instituída na Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Segundo o Engenheiro Ambiental Cezar Soares, a “participação deste evento foi importante para reforçar pontos onde há a necessidade de implementação de programas e ações para preservação do meio ambiente e responsabilização das partes na destinação correta dos resíduos sólidos, que é um grande problema a nível nacional, não apenas local. Com a unidade dos municípios, trabalhando em estratégias pontuais, mas coletivas, a solução dos problemas encontrados será facilitada, tendo em vista que todos estão passando pelas mesmas dificuldades. É necessário evoluirmos quanto ao conceito lixo e destinação final do mesmo, vendo como uma oportunidade de agregação de valor ao resíduo que sai da casa do usuário, tanto econômico, como social e ambiental”.

A palestrante do evento foi a Senhora Claudia Lins, Supervisora do Núcleo de Desenvolvimento Territorial da CNM.

Fonte: Sec. Meio Ambiente e Urbanismo