PALESTRA
07 de outubro de 2019
Claudia Menegatti

16º ESQUADRÃO DE CAVALARIA MECANIZADA REALIZA PALESTRA PARA ESTUDANTES DE PLANALTO

No dia 1º de outubro de 2019, uma equipe do 16º Esquadrão de Cavalaria Mecanizada de Francisco Beltrão ministrou palestras aos estudantes do ensino médio da rede estadual de educação do município de Planalto.

O evento foi organizado pela Junta de Serviço Militar de Planalto através da Administração Municipal e Secretaria de Educação, em parceira com o setor de Relações Públicas da 15ª Brigada de Infantaria de Cascavel e o 16º Esquadrão de Cavalaria Mecanizada de Francisco Beltrão. Esta foi a primeira vez que uma equipe do Exército Brasileiro veio ao município para este tipo de evento.

Esta ação do Exército Brasileiro vem para fortalecer os valores  “Braço Forte” “ Mão Amiga”, estreitando a relação entre a instituição e os jovens, expondo ainda as formas de ingresso na carreira militar, inclusive as jovens do sexo feminino.

Em suas palestras o Tenente Coelho Barros apresentou um breve histórico sobre o Exército Brasileiro, suas participações em missões de paz, os programas estratégicos como o ASTROS 2020, direitos e deveres de um militar e a atual conjuntura do Exército, enaltecendo a fé na missão na vida de cada militar, também apresentou a Sargento Fabiana Aparecida dos Santos a qual é enfermeira no 16º ECM. Após as palestras a equipe atendeu as dúvidas de vários alunos que os procuraram.

Ações como esta visam à aproximação entre os jovens estudantes e os membros da instituição fortalecendo o sentimento de patriotismo e cidadania na comunidade escolar e em geral, sendo muito importante ao município.

A administração municipal e a Junta de Serviço Militar sentiram-se lisonjeadas com a atenção recebida do Comando da 15ª Brigada e do 16º Esquadrão os quais não mediram esforços em atender a solicitação das palestras aos estudantes.

O evento ocorreu no período da manhã e a tarde, onde aproximadamente 230 alunos e professores dos Colégios Estaduais João Zacco Paraná e José de Anchieta assistiram às palestras. A equipe do 16º ECM também propôs novos ciclos de palestras aos demais estudantes da rede municipal em datas a serem marcadas, pois já está previsto para os próximos dias o ACISO - Ação Cívico Social, outra atividade do Exército Brasileiro no município

Fonte: Claudia Menegatti