A secretaria de indústria, comércio e turismo nos últimos anos tem oferecido vários cursos de profissionalização e qualificação, e muitos destes estão desenvolvendo o empreendedorismo, colocando em prática os dons que muitas vezes estavam adormecidos, exemplo disso é o da professora e pesquisadora Leidi Katia Giehl.
“ Pra mim cozinhar foi sempre um ato de amor. Sempre fazia bolos para minha afilhada, principalmente o de chocolate seu preferido. Sou professora, estudante e pesquisadora, e uma das minhas características é gostar sempre de aprender. Por sua vez, a culinária era uma das áreas que eu buscava por isso, pois fazia tudo da forma que eu sabia, sem nenhuma técnica específica.
Voltando a Planalto, através da secretaria da indústria, comércio e turismo fiquei sabendo de um curso de produção de ovos de páscoa ofertado pelo Senac e me interessei bastante, pois seria a oportunidade de aprender de fato a fazer os ovos e presentear meus sobrinhos e afilhada com algo produzido por mim, de qualidade e claro gerando uma economia. Iniciei o curso sem nenhuma expectativa de fazer disso um negócio.
O curso foi extremamente produtivo, lá além das técnicas específicas do chocolate, os professores (extremamente qualificados) nos deram dicas e sugestões que poderíamos aproveitar em outros ramos da culinária, principalmente o da confeitaria. Foi a partir disso, que percebi que esse meu gosto poderia ir além, e que através do conhecimento e da força de vontade eu poderia me aperfeiçoar e concretizar esse meu gosto por fazer bolos.
Fui amadurecendo a ideia, participei de outros cursos (de forma remota) e hoje faz um mês que lancei “Da Dinda – Bolos caseiros feitos com amor e carinho”. Neste mês foram muitos bolos caseirinhos feitos e vendidos. A adesão da ideia foi bastante positiva, e sou extremante grata a cada um que acreditou, incentivou e comprou essa proposta, de que um bolo pode transmitir além de sabor, afeto e carinho. Agradeço também à secretaria pela oportunidade, defendo o principio de que através do conhecimento podemos chegar onde quisermos, e a secretaria através da oferta de cursos está proporcionando isso, de forma gratuita e de alta excelência.
É o primeiro mês de muitos, e tem novidade vindo por aí...”