DIA DE CAMPO
14 de maio de 2015

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Produtores do Município de Planalto participaram no dia 14 de Maio de um Dia de Campo sobre Bovinocultura de Leite. O evento foi realizado em parceria entre Emater e Secretaria Municipal de Agricultura, com colaboração da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
Na ocasião estiveram presentes 250 pessoas, entre agricultores assistidos pelo Instituto Emater e Secretaria Municipal de Agricultura e diversas lideranças do município e região, dentre elas, o prefeito municipal de Planalto, Marlon Fernando Kuhn, o coordenador regional do Senar, Eduardo Marcante, o coordenador regional de criações do Emater de Francisco Beltrão, Simão Flores e o gerente regional do Emater de Francisco Beltrão, Orley Lopes.
O objetivo do dia de campo foi apresentar aos agricultores informações e tecnologias que possam ser aplicadas ao dia a dia nas propriedades leiteiras do município. Para tal, foram instaladas 5 estações com os temas definidos em função das principais necessidades apresentadas pelos produtores:
Estação 1 – Espécies Forrageiras – Foram implantadas, antecipadamente, 14 espécies de forrageiras perenes de verão, as quais foram apresentadas e diferenciadas, por suas particularidades. A condução dos trabalhos nesta estação ficou sob a responsabilidade de Lilian Mayer, professora da UTFPR – Universidade Tecnologica Federal do Paraná, campus de Dois Vizinhos.
Estação 2 – Criação de Bezerras – Nesta estação os trabalhos ficaram a cargo de Marcelo Zatta, Instrutor do SENAR, onde foram trabalhados os cuidados e tecnologias para a criação de bezerras dentro da propriedade.
Estação 3 – Sistemas Silvipastorís – Os trabalhos da estação foram conduzidos por Vanderley Porfírio, pesquisador da EMBRAPA Florestas. Nesta estação foram apresentadas as vantagens e benefícios, bem como os cuidados da implantação de sombra racional em pastagens.
Estação 4 – Silagem de milho e silagem de grão úmido – Estação conduzida pelo Zootecnista Rafael Cavalieri, do EMATER de Nova Prata do Iguaçú. Nesta estação a preocupação foi o uso indiscriminado da silagem, a confecção adequada de silagem de milho e de grão úmido, e a comparação entre os dois produtos, procurando auxiliar a escolha por parte do produtor.
Estação 5 – Fornecimento de água na Bovinocultura de Leite – Nesta estação os trabalhos foram conduzidos por João Ari Hill, pesquisador do IAPAR de Pato Branco. Aqui o objetivo foi despertar os produtores de leite para a importância do fornecimento de água em quantidade, qualidade e de fácil acesso aos animais.
De acordo com a equipe municipal do Instituto Emater de Planalto, a necessidade para a realização do dia de campo foi apresentada pelos agricultores assistidos pelo Emater dentro da chamada pública, que atende 200 famílias no município, e surgiu principalmente para sanar dúvidas referentes as diversas opções de pastagens ofertadas no mercado, depois foi tomando corpo e resultando nas 5 estações apresentadas.