13 de julho de 2015

DOCUMENTOS PESSOAIS

Documentos pessoas
Ao voltarmos nossa atenção a documentos pessoais, logo passamos a perceber a grande importância de todo individuo ter seus documentos. Como cidadão temos o CPF e logo chegamos ao registro geral, conhecido como RG, documento este emitido pela secretaria de segurança pública, de cada estado.
O cidadão deve procurar os postos de identificação cível para solicitar o RG. No caso especifico de Planalto, o atendimento é realizado nas dependências da Prefeitura Municipal, realizado pelo profissional da área, Cleofas Shiavo, mais popularmente conhecido como Bolacha.
É de fundamental importância saber que com qualquer idade pode ser feito o seu RG. E cada qual pode fazer, os menores devem ser conduzidos pelos pais ou responsáveis. Sobre o valor também é importante saber que a partir de setembro de 2012, a emissão da primeira via da carteira de identidade (Registro Geral/ RG) passou a ser gratuita em todo o território nacional, para todos os brasileiros.
A emissão da segunda via, no entanto, pode ser cobrada. O valor da taxa será determinado pela legislação de cada estado.
A Carteira de Identidade não possui validade, ou seja, não vence, porém, o documento pode não ser aceito no Brasil ou em viagens para o exterior caso esteja em más condições de conservação ou a foto não permita a identificação do titular. Recomenda-se que o RG seja renovado a cada dez anos.
O solicitante deve ir a um posto de identificação civil em sua cidade, com uma foto recente em formato 3x4 (com fundo branco) e com a Certidão de Nascimento, a Certidão de Casamento ou o Certificado de Naturalização, de acordo com cada caso. O documento em alguns dias passa a estar a disposição no posto de identificação.