07 de abril de 2014

Arboreto municipal

ARBORETO MUNICIPAL
Hoje vamos conhecer um pouco da história deste lindo espaço onde o homem atua moldando espaços que se tornam naturais e abertos para estudo, visitação e lazer.
Temos em nosso município o viveiro municipal localizado na Linha Santos Dumont, em uma área do município. Realizamos um planejamento para a utilização deste espaço, para tanto realizamos o mapeamento do espaço, para posteriormente dividir segundo as ações desejadas.
As atividades ambientais foram divididas entre elas e o foco passou a ser dado ao Arboreto. Mas o que é um Arboreto? É a definição que se dá a uma área reservada ao desenvolvimento de árvores diversas, com o objetivo de contribuir na educação ambiental através da conscientização da importância das espécies para o homem. O contato se dá pela caminhada em uma trilha, onde pode-se observar o nome popular, o nome científico, a utilização, as características e a importância de cada espécie para o meio ambiente.
Projeto elaborado em Março de 2009 pelo Secretário Municipal de Meio Ambiente, Sr. Airton José Christmann, apreciado e aprovado pelo Prefeito Municipal de Planalto, Sr. Nelson Lauro Luersen.
Apresentado para lideranças de grupos organizados de Planalto no dia 11 de junho de 2010, já com um número considerável de mudas plantadas.
Apreciado e incentivado pelo Prefeito em exercício, em agosto de 2010, Sr. Marlon Fernando Kuhn.
O Arboreto está localizado na linha Santos Dumont, no entorno de viveiro municipal. A área do arboreto é de 2,1 ha.
Inicialmente foram plantadas em torno de 50 espécies diferentes entre elas citamos:
INBUIA, MARMELEIRO, ANGICO, VACUM, GUAÇATUBA, GUANDIUVA, CANELA GUAICA, TIMBUAVA, CASTANHA, PAU BRASIL, CAPORORÓCA, TUCANEIRA, TARUMA, CANJERANA, JUQUIRI, BRADATINGA, FARINHA SECA, PUTINGA, GAPURUM, MARICA, CAPICHINGUI, TIMBÓ, ESPORÃO DE GALO, LEITEIRO, PINHEIRO MANÇO, ARITICUM CAGÃO, GUARITA, SOITA CAVALO e outras.
A cada ano são plantadas mais mudas e hoje contamos com uma quantidade considerada de variedades de mudas, onde algumas já estão em tamanhos consideráveis.
Atualmente recebemos visitas inclusive de universidades que trazem seus alunos para estudos científicos.
O complexo ambiente conta com, área de lazer com sede esportiva de responsabilidade de uma associação de agricultores, viveiro municipal, arboreto municipal, pista de moto cross, área de experiências agrícolas a empresas credenciadas e parceiras, duas estações agrometeorologicas, terminal de calcário.
A área destinada ao meio ambiente já foi e é palco de trabalho e estudos para a casa familiar de Planalto e Capanema, alunos do Curso Técnico em Meio ambiente do colégio João Zacco Paraná, estudantes da UTFPR de Dois Vizinhos e Francisco Beltrão, estudantes de Unisep de Dois Vizinhos e aberto a visitas aos estudantes da rede municipal e estadual do município de Planalto e municípios vizinhos.