Desenvolvimento Ambiental
05 de fevereiro de 2016

DIA DE CAMPO SOJA ORGANICO

DIA DE CAMPO DE SOJA ORGANICO
O Município de Planalto, realiza uma grande parceria com Gebana Brasil, esta parceria vem de longa data e nos tempos atuais, esta parceria vem apresentando resultados satisfatórios para ambas a partes.
O município disponibilizou uma área agrícola localizada na Linha Santos Dumont, no antigo aeroporto onde a GEBANA vem utilizando para realizar inúmeros experimentos voltados a produção orgânica mais especificamente a soja.
A secretaria de meio ambiente passou a ser uma das referências nestas parcerias, onde todo trabalho passa a ser acompanhado pela secretaria. Haja visto que o viveiro municipal foi fechado e nas proximidades da área de experimentos temos o arboreto municipal que contém mais de 100 arvores diferentes plantadas de forma que possam ser referência para estudos e avaliações de adaptabilidade na região.
A GEBANA em seu trabalho também realiza diversas parcerias para ampliar ainda mais os estudos e obter resultados inclusive científicos nos trabalhos, com isso a UTFPR, UNIOESTE, IAPAR E SEQUA, além da prefeitura de Planalto não medem esforços para obter resultados.
Na última manhã do dia 05 de fevereiro realizou-se uma apresentação e um detalhamento aos interessados dos trabalhos realizados até o momento, com os seguintes pontos de estudo. ASPECTOS FITOTÉCNICOS DE CULTIVARES DE SOJA CONVENCIONAL (não-ogm)., MANEJO PREVENTIVO DE DOENÇAS NA CULTURA DO SOJA., PLANTAS DE COBERTURA E FIXAÇÃO BIOLÓGICA DE NITROGÊNIO., ADUBAÇÃO POTÁSSICA NO CULTIVO DE GRÃOS ORGANICOS., MONITORAMENTO DE CUSTOS E AVALIAÇÃO DA RENTABILIDADE NA ATIVIDADE DE GRÃOS ORGANICOS. Além de outros temas questionados pelos participantes.
Estiveram prestigiando o evento mais de 100 produtores e técnicos.
O secretário de Meio ambiente parabeniza a Gebana pelo trabalho e se coloca a disposição para futuros projetos voltados a produção orgânica e a qualidade de vida.