18 de fevereiro de 2016

JEPP

Professores Municipais de Planalto fazem a formação do JEPP (Jovem Empreendedores Primeiros Passos)

Para iniciar o ano letivo de 2016 alguns professores municipais participaram de um curso de formação promovido pelo SEBRAE e pela prefeitura através da Secretaria de Educação. Esse curso capacitou os professores para trabalharem com os alunos de Primeiro ao Quinto ano do Ensino Fundamental. Temos o objetivo de atingir todos os alunos da rede municipal. Os alunos receberão o material (livros) para ao curso, e será trabalhado juntamente com o currículo.
Foi um curso bem motivador, cada professor vivenciou todas as atividades que irá trabalhar com seus alunos.
A educação empreendedora proposta pelo Sebrae para o ensino fundamental incentiva os alunos a buscar o autoconhecimento, novas aprendizagens, além do espírito de coletividade. A ideia é a de que a educação deve atuar como transformadora desse sujeito e incentivá-lo à quebra de paradigmas e ao desenvolvimento das habilidades e dos comportamentos empreendedores.
A solução educacional do Sebrae para esta etapa da Educação Básica é o curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos – JEPP, destinado a fomentar a educação e a cultura empreendedora. O curso procura apresentar práticas de aprendizagem, considerando a autonomia do aluno para aprender e o desenvolvimento de atributos e atitudes necessários para a gerência da própria vida (pessoal, profissional e social).
Essa visão vai ao encontro dos quatro pilares da educação propostos pela Unesco:
• Aprender a conhecer, isto é, adquirir os instrumentos;
• Aprender a fazer, para poder agir sobre o meio envolvente;
• Aprender a viver juntos, a fim de participar e cooperar com os outros em todas as atividades humanas;
• Aprender a ser, via essencial que integra as três precedentes.
Dessa forma, a solução, aliada a um ambiente propício à aprendizagem, favorece o envolvimento dos jovens estudantes no próprio ato de fazer, pensar e aprender. Essas são características fundamentais dos comportamentos empreendedores, nos quais o estudante e o grupo em que está inserido reconhecem que suas contribuições são importantes e valorizadas.
Com a proposta pedagógica do JEPP para cada ano do ensino fundamental, por meio de atividades lúdicas, o ambiente da aprendizagem sensibiliza os estudantes a assumirem riscos calculados, a tomarem decisões e a terem um olhar observador para que possam identificar, ao seu redor, oportunidades de inovações, mesmo em situações desafiadoras.