20 de abril de 2016

VISITA AO ARBORETO PELA UTFPR DOIS VISINHOS

VISITA DE ESTUDO AO ARBORETO MUNICIPAL DE PLANALTO

UM ARBORETO PROJETADO COM O AUXILIO DOS ESTUDANTES DE ENGENHARIA FLORESTAL DA UTFPR DOIS VIZINHOS
Em uma atividade em parceria entre o curso de Engenharia Florestal da UTFPR Campus Dois Vizinhos e a Prefeitura Municipal de Planalto-PR, foram iniciados, no dia 09 de abril de 2016, atividades de planejamento e estudo do Arboreto Municipal de Planalto.
Os alunos de Engenharia Florestal fizeram um levantamento detalhado da situação do local, incluindo o mapeamento da área, a identificação e avaliação de cada árvore, de forma detalhada, onde foram medidas as árvores e avaliadas as suas condições de sanidade e vigor, com diversas variáveis sendo dimensionadas.
Os projetos de estudo e reestruturação do arboreto municipal serão realizados por 8 grupos de alunos, na forma de um concurso de projetos, onde, até o final do primeiro semestre de 2016 os projetos estarão concluídos e será escolhido o melhor entre os 8 projetos para ser implantado na área, atividade que deverá iniciar durante o segundo semestre de 2016.
As avaliações realizadas na área darão embasamento à tomada de decisão quanto a manutenção ou não das árvores existentes no local, sabendo-se que para cada árvore que tiver que ser substituída, ocorrerá o plantio de novas árvores.
Após a avaliação do local e das árvores existentes, atualmente os estudantes, sob orientação do Professor Eleandro José Brun, estão realizando um estudo bibliográfico do local e analisando os dados coletados na área.
Ainda no mês de maio, os dados serão apresentados aos técnicos da Secretaria de Meio Ambiente, bem como serão recebidas contribuições dos mesmos para a estruturação do projeto.
A ideia principal do projeto é que seja estruturado um arboreto multifinalitário, com espécies indicadas para plantio comercial visando produção de madeira, frutas, entre outros produtos, além de espécies medicinais, bioindicadoras, para arborização urbana, paisagismo, entre outras funções.
Até junho, tem-se como meta que a primeira versão dos projetos esteja concluída e sejam apresentados à Secretaria de Meio Ambiente, de forma que recebam contribuições para a finalização dos mesmos. Em julho de 2016 os projetos deverão estar concluídos e, após escolhido o projeto vencedor, o mesmo passará para a fase de implantação, a qual deverá iniciar durante o segundo semestre deste ano de 2016.
A UTFPR parabeniza a secretaria de meio ambiente através do secretário Airton Christmann pela iniciativa do arboreto. O arboreto é pensar no futuro, é educação ambiental, e sem dúvidas algo que marca e projeta o município.